segunda-feira, 29 de junho de 2015

Um Domingão diferente



O posicionamento político da atriz Marieta Severo em pleno Domingão do Faustão tem dado o que falar nas redes sociais, como costumam dizer os mais velhos “foi um tapa com luva de pelica”. Uma daquelas reviravoltas que deixa qualquer apresentador, mesmo os mais experientes, sem ação. E para deixar tudo muito mais interessante dentro de um espaço extremamente hostil a quem concorda com governo. A maior emissora de televisão do país tem usado todas as ferramentas, possíveis e imagináveis, para deslegitimar as eleições presidenciais de 2014. A posição da atriz não é surpresa, assim como, as intervenções e analises politicas desastradas do apresentador Fausto Silva, travestidas de uma pseudoprofundidade, e que há quase 30 anos segue falando e não deixando ninguém falar.
A proposta não é o de julgar a fala da atriz ou de defenestrar o comportamento do apresentador, em determinados momentos política se torna uma questão de olhar, de visão do mundo e que tipo de lugar se deseja construir. Não espanta o fato de Faustão estar posicionado a direita e Marieta à esquerda, não é isso o que chama atenção. A emissora se porta de maneira dicotômica quando se trata de política, aliás, o discurso é extremamente contraditório enquanto as produções de teledramaturgia reivindicam liberdade para se expressar, em âmbito jornalístico é completamente oposto aqueles que são pró-governo acabam boicotados e taxados de cumplices da corrupção.

Certamente vários irão dizer “caso esteja insatisfeito, muda de canal”. É a lógica do “A porta da rua é a serventia da casa”, mas nesse caso essa é uma tese minimalista. Pois, não é simplesmente trocar de canal, como muita gente acredita que vai resolver a questão. A concessão do sinal de radiodifusão é pública e ninguém faz um referendo, plebiscito, pesquisa ou qualquer tipo de pergunta sobre o formato de revalidação desse contrato, se a população concorda com o esse sistema de renovação a cada 15 anos, etc. Temas que deveriam ser discutidos por toda sociedade, assim como, a regulamentação da imprensa, mas que é sempre jogado pra debaixo do tapete, não é amplamente divulgado. Enquanto for dessa forma continuaremos ouvindo várias besteiras sem falar nada e nos mais diversos âmbitos. Necessitando de vozes que nos representem, como foi a de Marieta Severo, e enquanto isso os “Faustões” da vida seguem como se fossem cânones ou donos da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário